sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O que Deus te deu?


No Evangelho de hoje
Jesus nos conta uma história interessante
E diz que o reino dos Céus
À festa de casamento é semelhante.

Na tradição judaica a festa de casamento
Envolvia toda a comunidade
Durava uma semana inteira
E tinha uma particularidade.

Os noivos tinham convidados especiais solteiros
Que poderiam se conhecer durante o “casamento”.
Mas para que isso acontecesse
Era necessário estar preparado e atento.

No Evangelho de hoje
O noivo se demorou
E por causa da falta de azeite
Com ele, cinco moças perderam o encontro.

Jesus é o noivo que ainda não voltou
A chama acesa da lamparina é nossa fé.
Mas, para esperarmos o noivo voltar
É necessário termos reservar extras de fé.

Pois confessamos no credo apostólico
Que Deus o mundo criou
Deu-me a vida e muitos bens
E sua administração a mim confiou.

Por isso confessamos
Conforme se encontra nas Escrituras
Que Deus a mim criou
A mim e a todas as criaturas.

E me deu corpo e alma
Olhos e ouvidos
Todos os membros,
Razão e todos os sentidos.

E ainda os conserva.
Dá-me casa, vestes, calçado,
Esposa, filhos e todos os bens:
Comida, bebida, casa, lar, campos, gado.

De todo o necessário para o corpo e a vida
Supre-me abundante e diariamente.
Protege-me do mal, livra-me dos perigos
E tudo isso faz por um motivo somente:

Por sua paterna e divina bondade e misericórdia
Sem nenhum mérito de minha parte
Pelo que devo dar-lhe graças, louvor e obediência.
Isso é certamente verdade.

Assim confessamos, portanto,
Que tudo o que somos e temos
Não constitui mérito de nossa parte
Mas a Deus tudo devemos.

Desde a saúde até o nosso sustento
O Senhor é fonte e provedor.
E tudo isso Ele nos dá
Somente por seu amor.

Ao confessarmos que Deus
É Pai, Filho e Espírito Santo
Não confessamos três deuses
Mas somente um só, que é santo.

O Pai a nós criou
O Filho nos deu a salvação
O Espírito Santo que em nós habita
Nos dá a santificação.

Cristo Jesus verdadeiro Deus
Desde a eternidade do Pai foi gerado.
Nascido da Virgem Maria, é meu Senhor
Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado.

E com seu Santo e precioso sangue
E com sua paixão e morte inocente
Me resgatou dos pecados, da morte e do poder do diabo.
Para que eu lhe pertença somente.

E viva a submisso a ele, em seu reino,
E o sirva em justiça eternamente
Pois Ele ressuscitou dos mortos
Isso é certamente verdade.

E tal qual ele ressuscitou
Para eternamente reinar e viver
Assim eu também ressuscitarei
Se somente nele eu crer.

Assim confesso que Cristo Reatou meus laços com o Pai.
Morrendo na cruz, meu senhor se tornou
Não porque eu tivesse merecimento
Mas somente por seu amor


No entanto, dia a Escritura
Que JESUS morreu quando eu ainda era pecador.
Para que eu não me desvie da minha fé
Em mim age o espírito Santo Consolador.

Pois não posso crer em Jesus
Por minha própria força ou razão
Nem vir a ele
Por causa da culpa do meu coração.

Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho
Com seus dons me iluminou
Por seu poder me santificou
E na verdadeira fé me conservou.

Assim também chama, congrega, ilumina e santifica
Toda a cristandade na terra
E em Jesus Cristo a conserva
Na única fé verdadeira.

Assim perdoa a mim dos pecados
Me ressuscitará no dia derradeiro
E todos os crentes e eu
Do céu seremos herdeiros.

Isso é certamente verdade
Acerca do Consolador.
É ele quem me leva aos cultos
Me congrega no Divino Amor.

Me convence dos meus pecados
Me dá o arrependimento
Me garante a vida eterna
Sem que eu tenha merecimento.

E por meio da Santa Ceia
Fortalece a minha fé
Para que quando o noivo voltar
Em Cristo esteja depositada minha fé.

Para suportar as ideias contrárias
Que o mundo nos apresenta
O Espírito Santo nos conserva
E nossa fé alimenta.

O pulso mede os batimentos cardíacos
Façamos esta comparação
O pulso são as nossas obras
Nossa fé o coração.

O pulso mede os batimentos cardíacos
As boas-obras medem a nossa fé
Mas assim como o pulso não faz bater o coração
As obras não nos dão a salvação.

A minha fé no Deus Triúno
Eu confesso, portanto,
Pois sei que Ele me criou e me salvou
E só por ele serei herdeiro do Reino Santo.

Mt     05/11/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário